terça-feira, 4 de agosto de 2015

Milho Premiado

Esta é a história de um fazendeiro bem-sucedido. Ano após ano, ele ganhava o troféu “Melhor Milho" da feira da agricultura. Todo ano, entrava com seu milho na feira e saía com a faixa azul recobrindo seu peito. E o seu milho era cada vez melhor.
Numa dessas ocasiões, uma jornalista ficou intrigada com a informação dada pelo entrevistado sobre como costumava cultivar seu qualificado e valioso produto: o fazendeiro compartilhava a semente do seu milho gigante com todos os seus vizinhos.
 Como pode o senhor compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos quando eles também estão competindo? - indagou a repórter.
 Simples, minha jovem! O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo em campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização vai degradar também a qualidade do meu milho. Então, se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivarem milho bom - respondeu o velho fazendeiro.

(Desconheço a autoria).

Nenhum comentário: