quarta-feira, 20 de março de 2013

España

Uma viagem, cujo destino era o país do flamenco, dos reis e rainhas, das ciganas e dos plebeus, mudaria por completo minha vida. Espanha, foi para onde viajei.

Com cinco anos de idade, meus pais se separam, mas nessa fase eu não estava por perto. Eles romperam em Londres - Inglaterra - após um ano e seis meses que estavam lá. Enquanto isso eu estava em uma cidadezinha ao sul do Brasil, aos cuidados da minha avó. 

Logo após o acontecido, minha mãe voltou; porém, sozinha. Depois de um tempo, meu pai retornou com uma proposta irrecusável: Espanha, família toda, outra cultura, nova língua, uma nova vida!

Fomos os quatro. Eu, meus pais e minha irmã.
Hoje tenho plena noção do quanto isso mudou minha vida, posso escrever que foi a experiência mais incrível de toda a minha existência. Até aqui, claro, pois ainda pretendo viver muito; mas, com toda a certeza, foi um fato significativo para mim e arrisco a escrever que a partir do momento em que entrei no avião portas se abriram e se fecharam no meu futuro. 

Cheguei lá muito nova, mais especificamente uma criança de seis anos. Fui alfabetizada em castelhano.
Minha infância foi repleta de castelos, ruas estreitas. Ah, que belas ruas! Diga-se de passagem, tão charmosas, com construções antigas, com "plebeus" caminhando sem pressa. E sem pensar, ao olhar para cima, pode-se ver onde os nobres viviam, os castelos com suas encantadoras histórias.

Aprendi uma belíssima língua. Uma surpreendente cultura.

(Maria Laura Muzza  - 1ª 01/2013)

Nenhum comentário: